segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Alguns dos destaques da edição 138, de 21/Jan/2008

TVM e RM podem deixar de ser “campo de tiro” de José Pacheco
- Jornalistas de órgãos de Comunicação Social públicos preparam «black-out» contra ministro do Interior
O MINISTRO do Interior tem privilegiado, nos últimos tempos, a canalização de informação de Interesse Público apenas para a STV.Tal deve-se, segundo um jornalista da Rádio Moçambique (RM) em conversa com o OBS, ao facto de o ministro ser padrinho de um dos principais rostos do «Jornal da Noite» da estação televisiva propriedade do grupo Soico. A situação tem estado a deixar os jornalistas da Rádio Moçambique (RM) e da Televisão de Moçambique (TV) com os nervos à flor da pele que, segundo o referido jornalista, já ponderam a hipótese de fazer um “black-out” a todas as actividades levadas a cabo por José Pacheco.

Angola: Quem avisa amigo (não) é
Com o dedo no gatilho, como se matar jornalistas fosse a solução, os inimigos da democracia e do pluralismo político em Angola escreveram ao William Tonet a carta que a seguir transcrevo. Carta anónima, como é óbvio. Os autómatos que a escreveram, os acéfalos que a mandaram escrever, os mentecaptos que estão de acordo com ela podem, contudo, ter uma certeza: podem matar o mensageiro, mas nunca calarão a mensagem. Eis a carta:
Ao
Senhor William Tonet Nós só lhe queremos avisar que o senhor tem estado a pisar o risco vermelho, por muitas vezes, principalmente contra os generais e alguns dirigentes deste país (Angola). Você se coloca como advogado dos ditos autóctones, mas fique a saber que estes não lhe vão ajudar quando te tomarmos medidas drásticas.


William Tonet ameaçado de morte (por Orlando Castro)
Há em Angola, como em Portugal, como em todo o mundo, uma espécie de gente que não gosta dos jornalistas. Terão, com certeza, os seus motivos. E para imporem as suas razões arranjam maneira dos jornalistas chocarem contra uma bala, tropeçarem num “gorila”, pisarem uma mina, terem um incêndio em casa ou ficarem sem emprego.
William Tonet (de quem sou amigo) está agora a sofrer ameaças de morte.

Consequências pós-inundaçõe sincluem epidemias e perda de produção
Água contaminada, epidemias, habitações e produções agrícolas destruídas são algumas consequências habituais das cheias no Norte e Centro de Moçambique, mas apesar destes efeitos as comunidades locais regressam às origens porque é aí que estão as “machambas” (terreno agrícola) férteis.

“Vida longa, vida forte”:campanha interna de combate ao HIV-Sida
A MOZAL vai proceder à realização de uma campanha interna voluntária de despistagem e combate ao HIV/ SIDA sob o lema “Vida longa, vida forte”. O evento vai ter lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 e Janeiro de 2008, no auditório da fundição de alumínio, situado dentro das instalações da mesma, em Beluluane.

Xiquelene, onde o ladrão é aliado da PRM (por Alex Nhabanga)
A chuva que se registou há dias por quase toda parte da cidade de Maputo agravou a situação de certos mercados que prestam serviços ao público num estado praticamente precário, como é o caso do mercado Xikelene, localizado no distrito municipal nº4 no prolongamento da Av.Julius Nyerere, o mercado, tal como outro qualquer informal depara-se com sérios problemas de ordem organizacional. A expansão do mercado não está devidamente definida, sendo que não obedece nenhuma regra urbanística estabelecida pelas entidades municipais.

Standard Bank associa-se à iniciativas de combate à Sida no Centro do País (por António Marvila, na Beira)
As províncias de Sofala e da Zambézia têm registado um crescimento no movimento de iniciativas juvenis, através de manifestações culturais e desportivas, para combater o HIV/Sida. Em resposta a uma destas iniciativas da “Sociedade Desportiva Unida de Jovens”, o Banco Standard Bank dis-ponibilizou quatro mil dólares americanos para fomentar a prática de actividades de carácter cultural e desportivas com a finalidade de passar as mensagens de luta contra o HIV-Sida.

João Jardim deixa no ar ameaça de independência da Madeira (por Eugénio Costa Almeida)
Segundo ecos da Comunicação Social , o presidente da Região Autónoma da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, terá afirmado que se os madeirenses quiserem a independência não será ele que irá impedir isso e estará ao lado do seu povo nessa vontade. E eu tenho a certeza, senhor Dr. AJJ que se quiser que os eleitores do Continente também votem num eventual Referendo para dar a independência à Madeira estes serão os primeiros a estarem na linha da frente para lhe fazerem a vontade.

Ramos-Horta pede ao povo de Timor-Leste que perdoe os crimes do general Suharto (por Jorge Heitor, em Lisboa)
O primeiro-ministro Xanana Gusmão também diz que, embora desrespeitando os direitos humanos, o antigo ditador promoveu odesenvolvimento. O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, pediu esta semana aos timorenses que perdoem ao antigo Presidente indonésio Mohammed Suharto, responsável por uma ditadura de 32 anos durante a qual se verificaram muitas centenas de milhares de mortos, incluindo mais de 200 mil no próprio território de Timor-Leste, que mandou invadir em Dezembro de 1975.

ZIMBABUÉ: Tsvangirai e pares manifestam-se contra a pobreza nas próximas 48 horas
O principal partido da oposição do Zimbabué, liderado por Morgan Tsvangirai, vai realizar uma manifestação, depois de amanhã, quarta-feira, para exigir a realização de eleições livres e a procura de soluções para a crise económica, segundo a Agência AngolaPress.

Solicite a edição em PDF via e-mail anexo

Sem comentários: