quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Destaques da edição 141 de 24/Jan/2008

...E tudo a água levou (por Carlos Menezes)
- País vive as piores cheias da sua História enquanto nação (in)dependente

A tragédia que todos os anos atinge milhares de moçambicanos voltou a repetir-se: desde Dezembro que a região do Vale do Zambeze está a ser fustigada pelas fortes chuvas sazonais, que causaram inundações gigantescas e mataram pelo menos dez pessoas. Mais de 68 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas devido à subida das águas.

Túmulo de Jonas Savimbi (Angola) foi «profanado»
O túmulo do antigo líder da UNITA, Jonas Savimbi, morto em combate em Fevereiro de 2002, foi parcialmente destruído por um grupo de jovens entretanto detidos pela polícia, revelou recentemente o porta-voz deste partido. Adalberto da Costa Júnior disse que a “profanação do túmulo de Savimbi teve lugar a 03 de Janeiro e que “tudo indica que a intenção era retirar do local todas as indicações referentes à pessoa”.

NO PRÓXIMO NÚMERO, Um cão que virou ministro
Os jornalistas Orlando Castro e Jorge Eurico (a eles juntar-se-á certamente Eugénio Almeida)escrevem amanhã sobre um cão que foi nomeado ministro de um dos governos mais cleptocrático da Lusofonia por confundir barafunda com bafo de bunda. Qualquer semelhança com ficção será pura realidade.

Portugal admite apoiar Moçambique na crise das cheias
Portugal está a «estudar a possibilidade» de ajudar Moçambique na crise provocada pelas cheias, que já provocaram mais de 77 mil deslocados, disse recentemente o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Vizinho aflito, ajuda pronta e imediata!
A Swazilândia vai estabelecer negociações com o nosso País com vista a importação da sua energia eléctrica, após a companhia pública sul-africana Eskom, o seu principal fornecedor ter congelado as suas exportações do produto, noticiou recentemente a France Press (AFP).

Orfãos da sida são vítimas de exploração sexual
Save the Children descobre vários casos de roubo de bens por familiares, deixando órfãos de SIDA sem nada. 1,6milhões de jovens moçambicanos com SIDA. Explosão de número de órfãos estabiliza estruturas sociais.
Num programa efectuado em 4 distritos moçambicanos, Save the Childrem descobriu que é comum para familiares roubarem os bens deixados por pais às suas crianças quando morrem.

Com esta CPLP só a Lusofonia perde (por Orlando Castro)
Continuo a pedir a ajuda dos cidadãos lusófonos para que, caso estejam para aí virados, me dizerem se viram por esse mundo fora alguma coisa que dê pelo nome de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Poderá ser, imagino, um elefante branco ou, quiçá, uma enorme montanha de onde foi parido um ratinho. Dizem-me, contudo, que estatutariamente é algo de grandioso. Será? Talvez. Pena é que os estatutos não façam, só por si, obra.

VENEZUELA: Hugo Chávez admite mastigar folhas de coca todas as manhãs
A oposição venezuelana acredita ter encontrado o segredo dos prolongados discursos e das extensas viagens internacionais do presidente Hugo Chávez: «Drogar-se» com folhas de coca todas as manhãs.

HARARE: Líder opositor do Zimbábue é detido horas antes de manifestação proibida
O líder do principal partido da oposição no Zimbábue, Morgan Tsvangirai, foi detido na madrugada de quarta-feira pela Polícia e ficou retido durante quatro horas, informaram fontes da legenda. Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática, foi detido pelas forças de segurança e interrogado sobre uma manifestação convocada por seu partido.

Pode aceder aos artigos em PDF através do e-mail ao lado

Sem comentários: