terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Destaques da edição 139, de 22/Jan/2008

Quando a esmola é demais os pobres (não) desconfiam da factura
- Pequim reforça relações sino-africanas e apoia projectos avaliados em mais de USD 90 milhões
O FUNDO Chinês para o Desenvolvimento Africano vai destinar quatro mil milhões de dólares à empresa Sinosteel e em três outras empresas chinesas com projectos em África, referiu o jornal financeiro China Securities. De acordo com a mesma fonte, o capital vai ser aplicado numa fábrica de vidros na Etiópia, com uma produção anual de 40 mil toneladas, numa fábrica de combustão de gás no Gana com capacidade de 200 mil kilowatts, numa empresa de aço cromado no Zimbabué, e noutro projecto de materiais de construção.

Sarkozy visita RAS em Fevereiro
O presidente francês Nicolas Sarkozy efectuará uma visita à África do Sul de 26 a 27 de Fevereiro, anunciou há dias o Governo sulafricano. ”A data foi confirmada, Nicolas Sarkozy efectuará uma visita nos dias 26 e 27 de Fevereiro”, declarou o vice-ministro dos negócios estrangeiros, Aziz Pahad, numa conferência de imprensa.

Cheias em Moçambique e seca no Sul de Angola
O Rio Zambeze, ao longo dos seus 1708 quilómetros, atravessa oito países africanos, dois destes lusófonos a viver, por estes dias, realidades distintas: as cheias do Centro de Moçambique e a seca no Sul de Angola. No lado do Índico, o Zambeze, que atravessa também o Botswana, Namíbia, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, já desalojou, com as cheias deste ano, cerca de 70 mil pessoas em Moçambique e deixou intransitáveis muitas estradas do país.

País precisa de 24 milhões de euros para enfrentar crise provocada pelas cheias
O Governo disse ontem em Maputo que necessita de cerca de 24 milhões de euros para enfrentar a crise provocada pelas cheias no Centro do País, que já levou à deslocação de 75.900 pessoas na região.
Apesar de contarem com a ajuda da Comunidade Internacional para a obtenção dessa verba, as autoridades moçambicanas insistem em que não vêem razões para um apelo internacional de emergência, como reiterou ontem aos jornalistas o ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera.

Na hora do bye, bye, Leda Camargo assegura que fábrica de medicamentos anti-retrovirais estará pronta em 18 meses
A instalação de uma fábrica de medicamentos antiretrovirais no nosso País poderá ficar concluída dentro num prazo de 18 meses, afirmou sábado último em Maputo a embaixadora cessante do Brasil em Moçambique, Leda Camargo.

Empresa Moçambicana de Seguros vai investir 28 milhões de dólares
A Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) prevê investir este ano 28 milhões de dólares, a maior parte dos quais na recuperação de infra-estruturas, cujas obras já tiveram início, afirmou sexta-feira em Maputo o administrador financeiro Mário Samboco.

Guiné-Bissau: Crónica de um Descrente! (por Marinheiro da Solidão)
Após quase 4 horas de viagem, o avião inicia o seu trajecto descendente. Começa-se a vislumbrar o “verde do meu país” , cortado por braços de água. Uma imagem quase idílica. Não há dúvida que a mãe natureza foi generosa. O avião imobilizasse.
Somos recebidos por um bafo de humidade. Estamos em casa. O aeroporto encontra-se apinhado de gente. Está quente. Vejo vários aparelhos de ar condicionado, mas nenhum parece funcionar. À entrada uma “oficial” da Polícia de estrangeiros e Fronteiras dá-me as “boas vindas”.
Quase que nem olha para o meu passaporte. Diz-me directamente e sem grandes subterfúgios: - Amigo...Nô tene peditório! Diz-me isso com o ar de quem não está à espera de uma resposta negativa. Confiança acima de tudo! Siga! Passado esta recepção “agradável”, chega a etapa de arranjar um pedaço de chão em frente ao tapete rolante.

Médicos cubanos aguardam autorização para fugir para os EUA
Três médicos cubanos esperam há quase três meses em Díli autorização para fugir para os Estados Unidos, num caso que o embaixador de Cuba considera “parte de um plano americano para sabotar a cooperação médica” de Havana. “Continuamos à espera de uma autorização do Governo timorense para sair de Timor-Leste para um terceiro país”, afirmou recentemente o médico Reidén López. Reidén López Carrillo, a mulher e um outro médico cubano esperam autorização que lhes permita seguir para os Estados Unidos da América, país a que pediram asilo a 5 de Novembro de 2007.

CABO VERDE: Amílcar Cabral homenageado em «dia de recolhimento e reflexão»
O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, depositou sábado último uma coroa de flores junto da estátua de Amílcar Cabral, herói da independência assassinado há 35 anos, num dia de “recolhimento e reflexão”.
Um dia, feriado nacional, também de inspiração “para novas batalhas e novos esforços”, para que o país “ganhe a batalha do desenvolvimento” e da construção “de um futuro de bem-estar”, acrescentou, citado pela Rádio Nacional.

Artigos desenvolvidos na edição em PDF que podem aceder através do e-mail ao lado

Sem comentários: