sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Inudações deste ano ultrapassam cheias de 2000, diz Cruz Vermelha

A Cruz verrmelha anunciou ontem que as inundações, deste ano, em Moçambique são as piores das registas em 2000/2001,pelo facto de ter causado mais danos materiais.Para acudir a situação dos sinistrados, àquela instituição filantrópica lançou um apelo para angariar cinco milhões de euros (7,3 milhões de dólares norte-americanos) para a região da África Austral.
"As inundações deste ano são piores que as de 2000, não em termos de perdas de vidas humanas, mas no que se refere aos danos das colheitas", disse Françoise Le Goff, directora da Cruz Vermelha para a África Austral.
A responsável sublinhou que já morreram sete pessoas este ano, contra os mais de 700 registados em 2000/2001.Le Goff frisou que mais de 180.000 pessoas estão actualmente na condição de deslocados por causa das cheias em Moçambique, dos quais pelo menos 57.000 perderam tudo, em particular no vale do Zambeze (centro), salientou a fonte à imprensa em Joannesburgo.
Os sinistrados de Moçambique constituem mais de metade do que todos os afectados, desde o início da época das chuvas em toda a África Autral (112.000).
Os fundos que a Cruz Vermelha prentende angariar, vai permitir ajudar pelo menos 150.000 pessoas durante de seis próximos meses nos países de África Austral, afectados pelas inundações, nomeadamente, Lesotho, Malawi, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwé.

Sem comentários: